(51) 99573.7380

Rede de silos e a distribuição de riqueza

O governo do Estado tem como um de seus focos a formação de  uma rede moderna para armazenagem de grãos. A grande demanda mundial no setor vem exigindo ações concretas para receber os investimentos na produção de alimentos industrializados. Porém os preços negociados nas bolsas de valores
tornam os produtores reféns, sem poder de estocagem na espera de melhores preços.
Felizmente a indústria gaúcha se prepara para atender a esse dilema setorial com uma cadeia produtiva pronta a dar resposta e tecnologicamente capacitada. Uma eficiente rede de silos pode contribuir decisivamente na criação de postos de trabalho, além de ampliar a distribuição da riqueza e proteger o produtor rural das oscilações do mercado, onde, anualmente, 260 milhões de toneladas de cereais são movimentadas pelo comércio internacional.
A Secretaria do Desenvolvimento (Sedai), através do Estruturante Mais Trabalho, Mais Futuro, disponibiliza aos investidores e empreendedores, ferramentas de apoio que conduzem a novas instalações para a silagem de cereais e oleaginosas. Através do Programa Armazenagem Certificada, uma linha de crédito operada pela CaixaRS, a implantação de silos pode ser alcançada por produtores rurais e empreendedores da área, ou por cooperativas. Em 2008 foram liberados R$ 125 milhões pela CaixaRS possibilitando o aumento da capacidade de armazenamento no Estado em 500 mil toneladas de grãos.
A capacidade estática gaúcha de armazenagem é de 22,116 milhões de toneladas. Recentemente a Sedai aprovou financiamentos para novas unidades de silagem nos municípios de Não-Me-Toque,Tio Hugo, Ernestina, Almirante Tamandaré do Sul e Carazinho. Contudo, a demanda do mercado mundial exige mais. A Associação Brasileira da Indústria de Óleo Vegetal (Abiove) aponta que as exportações de grãos e derivados devem registrar uma leve alta em 2009. As exportações de cereais podem totalizar 33 milhões de toneladas, seguidas por farelo (13,3 milhões de toneladas) e óleo (2,1 milhões de toneladas). A safra brasileira de grãos, estimada em 134 milhões de toneladas grãos no ano agrícola 2008-2009, requer capacitação constante para que nosso produtor capitalize de forma justa.
Fonte: Jornal do Comércio

Compartilhe:
Comentários: