(51) 99573.7380

Márcio Biolchi conhece realidade de Feliz e fala sobre economia e desenvolvimento

Na tarde de quinta-feira, dia 20, o secretário estadual do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, deputado estadual Márcio Biolchi, esteve na cidade de Feliz em uma visita à Prefeitura, onde reuniu-se com o prefeito Cesar Assmann, o vice-prefeito Albano Kunrath e empresários do município. Na pauta, uma troca de ideias e experiências em relação as economias estadual, nacional e internacional em 2009 e também as parcerias que pode-se firmar com a secretaria e a CaixaRS.
Inicialmente, o prefeito Cesar Assmann relatou ao secretário Biolchi a situação econômica do município, enfatizando que os três setores (indústria, agricultura e comércio e serviços) são fundamentais para a economia local. “Nossa agricultura é forte, as indústrias estão em crescimento e o comércio e os prestadores de serviços são referência na região”, destacou. Cesar contou ainda que Feliz conta com um programa próprio de incentivo às indústrias – o Fundo Municipal de Desenvolvimento (FMD), que vem colaborando com o crescimento da cidade.
Além de conversar com os empresários, conhecendo a realidade dos seus empreendimentos e suas necessidades, o secretário Márcio Biolchi falou sobre a situação econômica do Estado perante à crise. “A arrecadação teve queda, mas está se recuperando mês a mês. A expectativa é, até o final do ano, apresentar crescimento”, relatou. Para o secretário, a crise econômica não foi ruim. “Como trabalho com desenvolvimento, tenho que ter uma visão positiva, inclusive dos problemas”, salientou. Ele acredita que a crise fez ajustes nas economias e um realinhamento do mercado. “Tudo isso trouxe ensinamentos de gestão e planejamento para os empreendedores”, salientou.
Segundo Márcio Biolchi, após outubro de 2008 grandes mercados consumidores, abalados e prejudicados pela crise, diminuíram ou pararam de consumir. “Nos países emergentes, grupo onde o Brasil está enquadrado, isso não aconteceu. Como aqui o consumo manteve-se estável, o mundo começou a olhar para cá com outros olhos”, falou. Um exemplo citado pelo secretário é a ampliação da GM: enquanto nos Estados Unidos a empresa enfrenta dificuldades, os investimentos em Gravataí não foram cancelados porque o mercado colabora. “Hoje o Brasil é o segundo maior investimento da GM no mundo, atrás somente da China”, frisou.
O secretário falou sobre os programas de financiamento (Fundopem) e também sobre a CaixaRS – banco de fomento ligado à Sedai, mas que é pouco conhecido e pode ser usado por empreendimentos de diferentes setores e portes. Ao final, o secretário Biolchi assinou um termo onde se compromete a colaborar para que o trevo de acesso à Hidrojet, na RS 452, seja finalizado. Participaram do encontro os secretários Beatriz Assmann (Educação, Lazer e Desporto), Fábio Krindges (Saúde), Gilberto Rauber (Agricultura), Nestor Steffens (Obras), Jônatas Weber (Fazenda) e Pedro Rücker (Assistência Social, Trabalho e Habitação).

Compartilhe:
Comentários: