(51) 99573.7380

Paulo Bento já conta com oito empresas interessadas em investir no Distrito Industrial

O prefeito de Paulo Bento, Gabriel Jevinski, esteve na Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais (Sedai), nesta quinta-feira (5), para acompanhar os estudos de implantação do Distrito Industrial no município. Segundo o prefeito, a aprovação pela Assembléia Legislativa do projeto que permite investimentos do Estado em Distritos Industriais municipais já vem apresentando resultados. Jevinski buscou informações sobre prazos para a implantação da área industrial e informou que oito empresas já manifestaram interesse em investir na cidade após a divulgação da nova Lei (que deve ser homologada até o final do mês).
 Conforme a lei, os recursos oriundos da comercialização de áreas que integram os Distritos Industriais de propriedade do governo do Estado poderão ser utilizados para investimentos em infraestrutura básica. Também poderão contemplar outros investimentos indispensáveis à fiscalização e manutenção. A proposta aprovada por unanimidade pela Assembléia Legislativa do RS, permite que as verbas contemplem não apenas os distritos industriais estaduais, mas também os geridos pelos municípios. Os distritos industriais visam o desenvolvimento, dispondo de áreas com infraestrutura e preços subsidiados para compra, com o objetivo de incrementar a geração de trabalho e renda das regiões. São planejados pela equipe técnica da Sedai em áreas dos municípios ou em vias de aquisição. Após a avaliação gratuita, levando em conta aspectos sócio-econômicos, impacto ambiental e logística, a cidade fica apta a receber investimentos em harmonia com os requisitos técnicos.
 A Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais administra os oito distritos industriais: Rio Grande, Bagé, Santa Maria ( sendo municipalizado), Montenegro/Triunfo, Alvorada / Viamão, Gravataí, Cachoeirinha e Guaíba. Conforme o secretário do Desenvolvimento, Márcio Biolchi, a medida vai beneficiar vários municípios. “O Departamento de Fomento aos Investimentos da Sedai vem realizando levantamentos técnicos em áreas de mais de 30 municípios interessados em implantar seus próprios distritos. O projeto aprovado também permitirá que os distritos se tornem uma ferramenta de desenvolvimento mais eficiente e mais atraente aos investimentos que venham a se instalar no Estado”, ressaltou Biolchi.

Compartilhe:
Comentários: