Publicações

13/06/2018 Secretário busca apoio de Biolchi para conquistar investimentos para a saúde de Alegrete

Em Brasília, o Secretário José Fábio pediu mais recursos para a saúde de Alegrete e debateu a modernização do SUS.

Na tarde desta terça-feira, 12, o deputado federal Márcio Biolchi (MDB/RS) acompanhou o Secretário da Saúde de Alegrete, José Fábio, em audiências no Ministério da Saúde, na Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e na Diretoria de Atenção Básica do SUS. O objetivo da comitiva, integrada também pelo Secretário de Saúde do município, José Fábio, é buscar soluções para questões de saúde que preocupam o município.

Caso da construção do Posto de Saúde Assumpção e da compra de ambulâncias, que dependem da liberação de recursos de emendas parlamentares já indicadas para o município. Na Funasa, a pauta do município é a destinação de profissionais do programa Mais Médicos para atendimento à população do município. Na ocasião, o Biolchi lembrou que a destinação de melhores equipamentos para a saúde do município qualifica os serviços e geram melhores condições de atendimento à população.

“Quando investimos em saúde pública, estamos investindo nas pessoas que vão usufruir desse serviço, estamos cuidando da população que precisa da presença do Estado para cuidar da saúde da população”, disse o deputado. Biolchi ressaltou, ainda, a necessidade de buscar mais recursos para o setor. Agora, o parlamentar busca a liberação de recursos para o Posto de Saúde Assumpção.

Entre outros assuntos que ocuparam a pauta no Ministério, estão a implantação do Programa de Informatização das Unidades Básicas de Saúde (PIUBS), que moderniza o sistema de atendimento no Sistema Único de Saúde com a instituição do prontuário eletrônico foi discutido na Diretoria da Atenção Básica. Mesma diretoria que orientou o Secretário do Alegrete com relação ao e-SUS, projeto de reestruturação do banco de dados nacional sobre saúde pública.