(51) 99573.7380

Novembro Azul: Uma morte a cada 38 minutos por câncer de próstata

As estatísticas recentes sobre o câncer de próstata dão conta de que a cada 38 minutos um homem morre vítima da doença no Brasil. Outro dado que chama a atenção é que 68.220 casos devem ser diagnosticados em 2018. As informações são do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e tem sido amplamente difundidas na campanha novembro azul.

O câncer de próstata é o mais comum entre os homens. Causa a morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Por isso, o Novembro Azul propõe prevenir a doença e chamar a atenção para a necessidade do diagnóstico.

O principal motivo para a detecção tardia desses tumores é o preconceito. Em 20% dos casos, somente o exame de toque retal pode identificar alteração na próstata. Muitos homens se recusam a realizar o exame.

Segundo o deputado Márcio Biolchi (MDB-RS), quando se trata de prevenção, informação é fundamental. “Temos que compartilhar essas informações, fazer chegar às pessoas esse alerta para que tenhamos chances de reduzir a incidência do câncer de próstata e, principalmente, evitar as mortes causadas pela doença”, disse.

A única forma de garantir a cura é o diagnóstico precoce. Mesmo sem sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista. Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.

Compartilhe:
Comentários: