(51) 99573.7380

Comitiva de Bom Jesus pede maior efetivo e delegado da Polícia Civil no município

O prefeito de Bom Jesus, José Paulo de Almeida e vereadores do município foram recebidos esta manhã pelo Subchefe de Polícia, delegado Álvaro Steigleder Chaves, que responde pela Chefia de Polícia, e pelo Diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), delegado Joel de Oliveira no Palácio da Polícia em Porto Alegre. A audiência, solicitada pelo deputado Márcio Biolchi (PMDB), teve como objetivo apresentar problemas de segurança pública que enfrenta o município, pedir reforço no efetivo e a destinação de delegado para a comarca de Bom Jesus, que também atende aos municípios de Jaquirana e São José dos Ausentes.
Segundo o prefeito, o município com mais de 12 mil habitantes conta com pequeno efetivo, de apenas quatro policiais, que além de diligências corriqueiras, enfrenta graves problemas com o crack. Steigleder disse que o pedido vem na hora certa porque está para iniciar curso de preparação para novos delegados. Além disso, o chefe de polícia afirmou que há expediente junto a governadora para preparação de outros 200 delegados. Segundo ele, há 150 delegacias sem delegado no Rio Grande do Sul, incluindo uma em Alvorada – município da região metropolitana que apresenta os maiores índices de violência.
Sobre a demanda de maior efetivo, o delegado alegou que há, no estado, 1980 policiais e 600 estão em formação, mas sua destinação ficará a critério das regionais, que conhecem melhor as necessidades de cada município. A comitiva conseguiu, ainda, a garantia de que há interesse por parte do comando da polícia em manter efetivo em suas cidades de origem para manter o vínculo, as raízes e o desejo de permanência na localidade. O comando sugeriu que a prefeitura ajude a divulgar concurso que passa por fase de aprovação no executivo estadual para que moradores do município entrem para a corporação.
Participaram da audiência os vereadores Isaías Santos, Velocino Tristão da Silva, Cassiano Subtil e Lucila Moraes, o assessor jurídico da prefeitura, Luiz Everton, o Coordenador Municipal do Turismo, Joziel de Aguiar Pereira e do assessor do deputado Márcio Biolchi, Diego Pacheco.

Compartilhe:
Comentários: