O deputado Márcio Biolchi participou, na manhã desta quinta-feira (17), da primeira reunião da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da 53ª legislatura, que teve início as nove horas. Na abertura dos trabalhos da Comissão, foram debatidos critérios para o bom andamento das atividades, com diálogo e fluência nas apreciações.
Ao debater distribuição dos projetos da comissão para relatoria, Biolchi declarou sentir-se a vontade para relatar qualquer projeto, dentro de um prazo exemplar, desde que sem comprometer seu parecer. “Comprometimento com o processo legislativo, com os prazos, não é só da parte do governo, mas é compromisso da Assembleia inteira”, declarou.
Segundo o deputado, este comprometimento não é sinônimo de irresponsabilidade. Ele reconhece que haverão momentos em que a condição política da casa não vai permitir a tramitação no prazo em que o governo deseja, mas avalia que isso não é o caso para a apreciação dos nomes indicados as diretorias do Banrisul e CaixaRS, que são praxe da Comissão. “Aqui tem projetos que não tem pedido de preferência, e que vão precisar ser votados. É preciso estabelecer uma norma em relação a todos os projetos para garantir a fluência dos trabalhos”, afirmou.