Nas homenagens da Assembleia Legislativa aos 30 anos da Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, o deputado Márcio Biolchi (PMDB) salientou o quando a iniciativa tem contribuído na ampliação do hábito da leitura. “Por vezes, parece que estamos diante de um grande muralha que afasta nossas reflexões culturais do mundo real, mas a Jornada consegue ultrapassar esta barreira”, afirmou o deputado, destacando em especial o trabalho da coordenadora do evento, Tânia Rösing.
A Jornada de Literatura, na visão do deputado, tem uma capacidade particular em levar a leitura para “todos os cantos, superando todos os limites” a partir dos seminários e eventos paralelos a cada edição, como é o caso da Jornadinha focada no público infantil. “Isso provoca a ativação do intelecto das pessoas e torna literatura algo acessível a toso”, acrescentou.
Biolchi lembrou da evolução gradativa da Jornada de Passo Fundo ao longo dos 30 anos de trajetória, mas alertou para a importância de assegurar o permanente apoio para as próximas edições. “As três décadas que passaram devem ser o alicerce, e não apenas o encerramento de um ciclo”, finalizou o peemedebista.
O Grande Expediente proposto pelo deputado Luciano Azevedo (PPS) contou, ainda, com as presenças do secretário estadual de Infraestrutura e Logística , Beto Albuquerque; do reitor da Universidade de Passo Fundo, José Carlos Carles de Souza; secretário municipal de Cultura de Passo Fundo, Alex Necker, e do presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, João Pedro Nunes.
Biolchi destaca papel da Jornada de Passo Fundo na difusão da leitura
Comentários: