(51) 99573.7380

Biolchi: ?novas fontes de energia terão função estratégica para o RS?

Diante dos desafios para diversificação da economia gaúcha, o aproveitamento do carvão mineral e o estímulo à instalação de parques eólicos na região da Fronteira “representam uma alternativa diante de tantas dificuldades que o estado enfrenta”. É com este desafio que o deputado Márcio Biolchi (PMDB) vislumbra os trabalhos da Comissão Especial sobre novas energias instalada pela Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (10). “Até hoje nosso principal indicador econômico é o volume de chuvas. Não haverá crescimento sem que possamos atender a demanda energética”, acrescentou o deputado, já empossado no mesmo ato como presidente da Comissão.
Biolchi salientou que 40% da energia produzida no mundo tem o carvão mineral como fonte e que as novas tecnologias já conseguiram reduzir a níveis aceitáveis os efeitos da sua utilização. “Se as jazidas concentradas em nosso estado estivessem espalhadas por outras partes do país, com certeza esta riqueza já estaria sendo explorada há muitos anos”, destacou o deputado. Para o presidente da Comissão Especial, a tarefa principal para os próximos meses é garantir que os investimentos previstos com os futuros leilões se viabilizem em relação ao carvão gaúcho. “Já existe a viabilidade econômica e ambiental. Agora precisamos assegurar a viabilidade política”, frisou ele.
Assim como a região carbonífera vive agora boas perspectivas, Biolchi quer um olhar particular diante dos desafios da Fronteira gaúcha. O RS projeta investimentos na ordem R$ 4,8 bilhões nos próximos três anos em parques eólicos por conta dos leilões realizados no ano passado. Como secretário estadual de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais entre 2008 e 2010, Biolchi viabilizou importantes investimentos no setor, com destaque para a instalação da Renobrax Guaíba, que produz os geradores a serem movimentados pelo vento.
O presidente da Assembleia, Pedro Westphalen (PP), destacou a importância da iniciativa do deputado peemedebista e, na mesma solenidade, empossou o vice-presidente eleito da Comissão Especial, Marcelo Moraes (PTB). O deputado Valdeci Oliveira (PT) será o relator.

Compartilhe:
Comentários: