(51) 99573.7380

Biolchi propõe que o estado tenha um dia dedicado à proteção do rio da Várzea

# Bacia hidrográfica é fonte de abastecimento para 55 municípios do Planalto Meridional do RS
O rio da Várzea é importante fonte de abastecimento para moradores de 55 municípios situado no Planalto Meridional e, ao mesmo tempo, motivo de apreensão de moradores diante de possíveis danos ambientais por conta da implantação do presídio regional de Passo Fundo. Para ampliar a conscientização em torno de sua preservação da bacia hidrográfica, o deputado Márcio Biolchi (PMDB) apresentou projeto de lei estabelecendo a data de 24 de setembro de cada ano como o Dia Estadual de Proteção ao Rio da Várzea. \”Queremos reforçar junto às futuras gerações esta preocupação para a necessidade de proteger um manancial decisivo na vida das pessoas de toda a região\”, argumentou Biolchi.
Cerca de 324 mil habitantes dependem diretamente da água que a Corsan distribui a partir da coleta que faz na Bacia Hidrográfica do Rio da Várzea, a partir de importantes afluentes como os arroios os arroios Sarandi, Goizinho e os rios da Várzea, Porã, Barraca, do Mel, Guarita e Ogaratim. Além do abastecimento humano, a bacia tem papel importante na produção primária com o uso da água na irrigação das lavouras. O dia 24 de setembro é uma referência à criação de uma associação de amigos que atua em campanhas pela preservação do rio da Várzea no município de Carazinho.
Uma das maiores preocupações da comunidade local é com possíveis danos ambientais decorrentes da construção da futura penitenciária regional de Passo Fundo, às margens da BR 285 e muito próximo do rio da Várzea. Ainda na semana passada, Biolchi manteve audiência com a direção da Fepam, que está avaliando o licenciamento prévio da estação de tratamento de esgoto do novo presídio.
 
Salienta o deputado que o temor da população de Carazinho é com a capacidade projetada para esta estação quando estiver em operação: \”sabemos que o presídio em pouco tempo terá o triplo da população carcerária para a qual foi projetada\”. Com o projeto, o Dia de Preservação do Rio da Várzea fará parte do calendário oficial de eventos do Estado.

Compartilhe:
Comentários: