(51) 99573.7380

Biolchi: Pró-Rio Uruguai vive expectativa de ser incluído no PAC 3

Com o desafio de promover ações para recuperação e preservação de uma bacia hidrográfica com mais de 2,2 mil quilômetros de extensão e fundamental para o futuro das regiões no extremo oeste do RS e Santa Catarina, o Programa Pró-Rio Uruguai e do Aquífero Guarani vive a expectativa de estar contemplado na próxima etapa do Programa de Aceleração do Crescimento, o chamado PAC 3. Para conhecer mais detalhes do programa iniciado há exatos dez anos, o líder da Bancada do PMDB, deputado Márcio Biolchi (PMDB), reuniu-se na manhã desta terça-feira (6) com o ex-vereador de São Borja, João Manoel Bicca.
O município apresentou projetos através da Corsan para obras de saneamento que somam R$ 68 milhões. Outras cidades das Missões, como Itaqui e Santo Ângelo, igualmente reivindicam recursos federais para melhorar os serviços de abastecimento e tratamento de esgoto, assim como outras campanhas de conscientização. \”A ideia é reforçar esta mobilização política junto à União para viabilizar este programa que é fundamental para o futuro de toda a região, tanto do ponto de vista econômico e como à qualidade de vida das populações\”, destacou Biolchi.
A base da economia local está relacionada agricultura e a pecuária, atividades que dependem diretamente do uso da água. Fatores como a falta de conservação do sol, reduzido tratamento de resíduos domésticos, o uso de agrotóxicos colocam em risco o equilíbrio ambiental da bacia do Rio Uruguai, considerado o maior reservatório subterrâneo de água doce do mundo. O governo federal prevê o lançamento do PAC 3 para o mês de agosto.

Compartilhe:
Comentários: