O deputado Márcio Biolchi (PMDB) garantiu à comunidade de Guaíba que a ameaça da Funai em transformar o Distrito Industrial em reserva indígena está sendo avaliada com cautela por parlamentares e governo do Estado.Conforme Biolchi, 2500 empregos serão criados com a instalação das seis primeiras empresas em uma área que tem potencial projetado para geração de 5 mil postos de trabalho. “Há mais de 10 anos os gaúchos aguardam um destino positívo à área da Ford em Guaíba. Espero que a Funai seja razoável e não descole as questões indígenas das sociais e de uma população que quer investimentos e empregos.
A Funai elaborou um estudo apontando a transformação da área em Guaíba em reserva indígena. Um levantamento está averiguando se o terreno foi ocupado por índios na década de 70. A partir disso, criou-se insegurança jurídica aos empresários que desejam se instalar no terreno porque a Fundação e o Ministério da Justiça pode definir pela desapropriação para demarcar uma reserva indígena.Uma decisão está prevista para acontecer em junho, e também abrir espaço para as contestações.
O deputado informou que está em contato com os empresários e todos seguem firmes com suas pretensões. “Não somos contra este cuidado com a cultura indígena, mas está sendo gerada uma insegurança jurídica em torno desta área e isto tem um significado na política de atração de investimento do Estado no RS como um todo”.
Biolchi: questões indígenas não podem ser descoladas das sociais
Comentários: