(51) 99573.7380

Cidade de Gentil dá início à implantação de seu Distrito Industrial

O município de Gentil está dando início à implantação de seu Distrito Industrial (DI). Uma equipe técnica da Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais (Sedai) esteve na cidade para análise de infraestrutura e logística da área escolhida.
Conforme lembrou o titular da Sedai, Marcio Biolchi, a aprovação pela Assembléia Legislativa do projeto que permite investimentos do Estado em Distritos Industriais municipais já vem apresentando resultados. Representantes de empresas já têm demonstrado interesse em investir na região, solicitando informações sobre prazos para a implantação da área industrial e benefícios da nova Lei.
 A equipe técnica da Sedai divulgou no município os benefícios advindos com os DIs. Explica que a cidade ganha uma importante ferramenta ao oferecer áreas com infraestrutura e preços subsidiados para compra,  objetivando a geração de trabalho e renda das regiões.
Os DIs são planejados pela equipe técnica da Sedai em áreas dos municípios ou em vias de aquisição. Após a avaliação gratuita, levando em conta aspectos sócio-econômicos, impacto ambiental e logística, a cidade fica apta a receber investimentos em harmonia com os requisitos técnicos.
A Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais administra os distritos industriais: Cachoeirinha, Gravataí, Rio Grande, Bagé, Santa Maria ( sendo municipalizado), Montenegro/Triunfo, Alvorada / Viamão e Guaíba. Conforme o secretário do Desenvolvimento, Márcio Biolchi, a medida vai beneficiar vários municípios. “O Departamento de Fomento aos Investimentos da Sedai vem realizando levantamentos técnicos em áreas de mais de 30 municípios interessados em implantar seus próprios distritos. O projeto aprovado também permitirá que os distritos se tornem uma ferramenta de desenvolvimento mais eficiente e mais atraente aos investimentos que venham a se instalar no Estado”, ressaltou Biolchi.
Conforme a nova Lei, os recursos oriundos da comercialização de áreas que integram os Distritos Industriais de propriedade do governo do Estado poderão ser utilizados para investimentos em infraestrutura básica. Também poderão contemplar outros investimentos indispensáveis à fiscalização e manutenção. A proposta aprovada por unanimidade pela Assembléia Legislativa do RS, permite que as verbas contemplem não apenas os distritos industriais estaduais, mas também os geridos pelos municípios.

Compartilhe:
Comentários: