Pequenos municípios alavancam empreendedorismo com recursos de fomento do Estado O deputado Márcio Biolchi aproximou as linhas de crédito disponibilizadas pelo Estado dos pequenos municípios de diversas regiões do Rio Grande do Sul. Por meio de palestras e interiorizações que o deputado promoveu enquanto esteve à frente da Secretaria do Desenvolvimento, todo o conhecimento passado aos prefeitos, empresários e lideranças foi multiplicado e já demonstra resultados.
Acesso a Financiamentos e Capital de Terceiros despertou o interesse da classe empresarial e de prefeitos em primeiro mandato que desconheciam as várias formas de acesso a programas como Fundopem/Integrar, Pimes e Provias, por exemplo. Mas o deputado alerta que antes de buscar novas linhas de financiamentos é preciso que os empreendedores sejam preparados para atender todos os requisitos necessários e administrarem os recursos com o pé no chão. “Quando o setor empresarial se organiza e dispõe de condições propícias para seu crescimento, o município como um todo se beneficia”, avalia o deputado.
Entre 2009 e 2010, durante a administração Biolchi, foi liberada a maior quantia de recursos públicos que atendiam as exigências legais geridos por entidades de crédito ligadas ao Desenvolvimento.
Foram liberados mais de R$ 40 milhões para cerca de 70 cidades dentro do Programa Integrado de Melhoria Social (FundoPimes). Com o Programa de Intervenções Viárias (Provias), que serve para aquisição de máquinas e equipamentos nacionais destinados a investimentos em vias públicas, rodovias e estradas, foram R$ 74.837.812,00 para 82 municípios.