Márcio Biolchi

Ferroviários apresentam demanda a Márcio Biolchi

Em audiência na tarde desta terça-feira (06), o deputado Márcio Biolchi (PMDB) foi apresentado a demandas da Associação dos Ferroviários Sul-riograndense (AFSR). O presidente da entidade, Franklin Castronovo de Carvalho pediu ao parlamentar auxílio para problema da categoria com o Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPE). Segundo o dirigente, os pensionistas da Rede Ferroviária tem defasagem salarial de grandes proporções. Acompanhou a audiência o assessor para a região de Santa Maria, Marcelo Acosta.
Carvalho argumenta que os ferroviários tinham quadro funcional misto, uma parte contratada pelo regime CLT e a outra estutária (concursados) e foram excluídos do regime previdenciário do IPE. Ainda segundo a entidade, essa mudança causa defasagem salarial de 10 para apenas três salários mínimos. “Quem contribuía sobre 10 salários para o IPE, hoje recebe três, o restante o Estado simplesmente ignora”, afirmou.
O deputado Márcio Biolchi, conhecedor do problema, afirmou que é preciso que os ferroviários mantenham sua mobilização para alcançar solução para o problema. “São diversos os desdobramentos de uma situação como essa. Não se pode admitir que as pessoas trabalhem uma vida toda pagando previdência certo da garantia de uma velhice tranquila e, quando ela chega, o salário é menor”, disse.
A entidade se comprometeu em encaminhar estudo técnico justificando proposição de audiência pública para debater o assunto na Comissão de Economia da casa. Carvalho ainda aproveitou a visita para deixar convite para as comemorações dos 80 anos da AFSR, comemorados no dia 28 de outubro próximo.

Sair da versão mobile